quarta-feira, 9 de maio de 2018

Resumo da novela O Direito de Nascer de 14 a 19 de maio de 2018

Capítulo 63, segunda-feira, 14 de maio – O Dr. Pezi explica que Dom Rafael está com hemorragia interna e precisa de uma transfusão de sangue pois, caso contrário, não resistirá à operação. Ninguém da família tem o tipo sanguíneo de Dom Rafael e o Dr. Pezi decide colocar um apelo no rádio para encontrar um doador. Albertinho ouve a notícia e, mesmo contra a vontade da mãe, vai ao hospital se oferecer como doador. Frei Estevão conta que passou os últimos dezoito anos numa pequena paróquia numa aldeia de pescadores. Conceição e Maria Helena agradecem ao Frei por ter socorrido Dom Rafael apesar de todo mal que ele lhe fez. A madre superiora, sentindo que seu fim está próximo, confessa à Maria Helena que sempre soube do seu drama e a compreendeu porque passou pela mesma experiência. Ela conta que foi para o convento sem vocação depois de ter o filho arrancado de seus braços. Jorge Luiz confessa para a condessa que continua amando Maria Helena e a culpa por sua infelicidade. Albertinho chega ao hospital e se oferece como doador para salvar a vida de Dom Rafael de Juncal. 


Capítulo 64, terça-feira, 15 de maio – Albertinho doa seu sangue para Dom Rafael sem imaginar que aquele homem é seu avô. Depois de passar a noite recebendo o sangue do neto, Dom Rafael reage e finalmente poderá ser operado. O Dr. Pezi tranquiliza a família e diz que um jovem corajoso arriscou sua vida para salvar a de Dom Rafael. Conceição quer saber o nome do doador para poder lhe agradecer, mas o médico informa que o rapaz pediu sigilo. Conceição conta para Maria Helena que sua neta Isabel Cristina virá visitá-la nas férias. A jovem é filha de Dorinha e Ricardo e estuda nos Estados Unidos. Maria Helena ainda não desistiu de encontrar seu filho e pergunta à mãe se nesses anos teve alguma notícia dele e de Dolores. Conceição, com o coração partido, diz que não sabe nada do neto. Rafael é operado com sucesso. Albertinho volta para casa debilitado pela transfusão. Jorge Luiz pergunta se ele sabe o nome da pessoa que recebeu seu sangue. Quando Albertinho responde que se trata de Dom Rafael de Juncal, Dolores desmaia de susto. 

Capítulo 65, quarta-feira, 16 de maio – O desmaio de Dolores é atribuído à noite que passou em claro esperando pelo filho e ninguém desconfia do verdadeiro motivo. Dom Rafael recobra os sentidos e já começa a dar sinais de melhora. Alberto pede a Jorge Luiz que não conte a ninguém que ele é o doador que salvou a vida de Dom Rafael. Ele diz que prefere se manter no anonimato para que ninguém pense que agiu por interesse. Maria Helena se emociona ao ver que o pai está fora de perigo, mas não se atreve a se aproximar dele. Jorge Luiz comete uma indiscrição e conta para a madrinha que Alberto Limonta é o doador que salvou a vida de Dom Rafael. Ele pede a condessa que não comente com ninguém o que acaba de saber. Dom Rafael insiste em saber o nome do rapaz que lhe salvou a vida, mas o Dr. Pezi diz que não pode revelar sua identidade. Apesar de sua intenção de manter sigilo sobre a doação, Albertinho é surpreendido pela notícia de que sua namorada, Julinha, informou à rádio o nome do doador. A condessa Vitória vai até a Santa Casa visitar Dom Rafael. 

Capítulo 66, quinta-feira, 17 de maio – A condessa continua se negando a revelar o nome do doador. Ela tenta tranquilizar Dom Rafael garantindo a ele que levará o rapaz até sua casa. Albertinho diz a Jorge Luiz que está apaixonado por Julinha e que pretende se casar com ela. Jorge Luiz lembra Albertinho que terá que contar para a família da jovem que é filho de pais desconhecidos e que foi criado por uma negra. A condessa pede a Jorge Luiz o endereço do Dr. Alberto para tentar convencê-lo a visitar Dom Rafael de Juncal. Ele se nega a dar a informação e a condessa ameaça usar o seu poder para encontrá-lo. A Madre Superiora reage e já está fora de perigo. Alberto conversa com a namorada e, fazendo suposições, tenta descobrir como ela e a sua família receberiam uma pessoa que não tivesse nem pai e nem mãe. Ela, categórica, diz que essa pessoa não entraria na sua casa. A epidemia de meningite já está controlada e o Dr. Pezi dispensa o serviço voluntário do Dr. Alberto. Dom Rafael recebe alta. Jorge Luiz vai até a casa de Albertinho tentar convencê-lo a visitar Dom Rafael porque ele não descansará enquanto não o encontrar. Alberto decide ir até a casa de Dom Rafael. Dolores ouve a conversa e, desesperada, pede ao filho que não vá até lá pois poderá acontecer uma desgraça. 

Capítulo 67, sexta-feira, 18 de maio – Jorge Luiz diz que conhece a persistência de Dom Rafael e o aconselha a procurá-lo antes que ele ou a condessa descubra seu endereço e apareça em sua casa. Dolores, desesperada, suplica ao filho que não vá ver Dom Rafael de Juncal, pois ele pode lhe fazer muito mal. Jorge Luiz fica surpreso com a reação de Dolores e percebe que seu passado está ligado a Dom Rafael. Apesar do apelo da mãe, Alberto decide visitar Dom Rafael de Juncal. Jorge Luiz comunica à condessa que vai criar um fundo para amparar as viúvas e órfãos da epidemia. Vitória, é claro, não concorda com a ideia. Dolores está angustiada com a decisão do filho e Basília o aconselha a não comentar que foi criado por uma negra, pois a família Juncal é muito preconceituosa. Conceição recebe Alberto carinhosamente e agradece por ele ter salvado a vida de seu marido. Dom Rafael se emociona ao conhecer o Dr. Alberto e demonstra todo seu agradecimento num abraço muito afetuoso. Irmã Helena recebe no orfanato a pequena Marta, uma menina de sete anos que perdeu a mãe na epidemia. Apesar de muito debilitado, Dom Rafael conversa longamente com Alberto e não se cansa de agradecer pelo seu gesto. Ele oferece seu apoio e sua amizade e diz que sente que entre eles existe um laço muito forte que os une. Dom Rafael diz que gostaria que ele o considerasse como um avô. Conceição vai além e pede ao rapaz que a chame de avó. Dom Rafael sabe que o rapaz não aceitaria nenhuma recompensa pelo que fez, por isso, decide presentear sua mãe e pede a ele que lhe entregue um valioso colar de rubis e diamantes. Alfredo Martins volta a Havana. 

Sábado, 19 de maio – Resumo da semana

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo